A guitarra clássica (conhecida no Brasil como violão ) é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e feito de várias madeiras diferentes. 
O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão/viola. 
A sua configuração moderna e desenho foram confeccionados na Espanha. Presente hoje em quase todos os gêneros musicais populares,sua abrangência só se compara à do piano. Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução. 
Entre os gêneros que mais utilizam a guitarra clássica estão a música erudita,o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano,as rancheras mexicanas, a MPB, o samba, o fado português,a modinha,a morna,o choro,a bossa nova,as gaitas, entre outros.

Espero que tenha gostado dessa mais uma dica.

Um forte abraço,

Fernando Marques
APOSTILA CCB