Os acordes com sétima  ou acorde de sétima são muito utilizados para preparar outro acorde, ou seja, antecipar o início de um refrão, ou indicar uma mudança na melodia.

Nas tríades temos a Tônica (ou 1º grau), terceiro grau e o quinto grau e assim, nos acordes com sétima, a palavra sétima significa o sétimo grau da escala. Estes acordes são formados por uma sequência de intervalos adicionando a sétima nota de uma escala. Como as tríades, existem vários tipos de acordes com sétima: 7ª maior, menor, entre outras.

  • Acordes com sétima menor: recebem apenas o número 7. Exemplos: G7, Bm7, etc.

  • Acordes com sétima maior: recebem o número 7 seguido da letra M. Exemplos: C7M, A7M, Bm(7M), etc. Outra notação possível para a sétima maior, geralmente utilizada por estrangeiros, é  “maj”: Cmaj7 ou apenas CMaj (do inglês: Major Seven). Em sites populares de cifras, as pessoas utilizam muito a notação 7+ (C7+).

Veja os acordes com sétima maiores:


Agora treine bastante, aprenda e entenda os acordes menores! Nessa jornada rumo ao aprendizado de viola é preciso bastante empenho e procurar aprender seguindo o passo a passo.

Espero que tenha gostado,
Um forte abraço...

Fernando Marques