Mais importante do que notas agudas e tudo aquilo que estudamos canto, a interpretação é muito importante. Digo que tudo que estudamos no canto serve apenas como ferramenta a ser utilizada quando interpretamos uma música.

Este artigo trás um guia para que você tenha bem claro em sua mente alguns pontos que vão te ajudar a colocar a sua 
identidade através da sua interpretação e quais são os limites que você não deve perder de vista.

Interpretação é a forma como você executa determinada música, cada pessoa por mais que tente não consegue copiar a outra com total perfeição. Isso acontece porque já de início, nascemos com timbre e extensão vocal diferente, as vozes tendem a mostrar intensidade diferente na execução de determinadas notas e isso já faz uma diferença muito grande na interpretação.

Por mais que seja parecido o timbre na execução de uma música, o ouvinte pode perceber diferenças mesmo que de forma subconsciente.
É muito difícil para quem está começando agora se soltar e passear pela música, variando intensidades, técnicas e passeando pelas notas que a música permite, é lógico, tendo o cuidado para não descaracterizar a música.
Um ponto que devemos tomar cuidado é o respeito a melodia e ao compositor da música.
Na primeira vez que cantar a música( 1º Estrofe + Refrão ) você deve passar a mensagem que o compositor quis passar com essa música, respeitar a melodia e no máximo alterar intensidades e tempo em algumas poucas notas, após isso na segunda vez em que cantar é hora de mostrar como você vê e sente essa música.
Você poderá dar pequenas escapadas da melodia, existirão casos em que você poderá improvisar novas melodias em cima da principal, aí meu irmão (ã) é só soltar a criatividade.
Procure cantar valorizando a letra, mostre seus sentimentos para que possa prender o ouvinte a você logo na primeira estrofe e faça com que reflitam na profundidade da letra e que se orgulhem do hino cantado do Hinário 5 e até mesmo dos avulso inspirados por Deus, uma boa interpretação tem esse poder.
Uma boa interpretação é fruto de muito estudo e segurança nas técnicas das quais você tem conhecimento e estuda, não se pode estudar diretamente interpretação, você pode treinar e se aventurar cantando músicas de outros cantores e colocando sua identidade, pode também estudar para dosar as coisas como comentado acima. Algumas dicas que posso dar são as seguintes:

* Ouça Muito: Ouvir, ouvir e ouvir é o que você precisa para ter uma boa criatividade, você vai precisar dela para interpretar e fluir tranquilamente na sua interpretação durante a música.

* Gravar e ouvir é
  uma grande ferramenta de apoio ao cantor, grave o que você canta e analise como você fez, o que pode melhorar e ajustar, veja também tudo que você acha que faltou treine e grave de novo.
* Monte sua interpretação, estude, faça análises, com o passar do tempo você poderá fazer isso muito mais rápido e mal vai precisar pensar em como fazer, apenas vai surgir em você as interpretações de primeira.

Você poderá saber mais sobre canto, clicando neste link aqui.

Espero que tenha gostado dessa dica.
Fica com Deus,
Um forte abraço
Fernando Marques



hinário 5 cifrado para violão