É muito comum entre os que tocam violão terem dúvida sobre a melhor maneira de guardar o violão sem danificá-lo.

As seis dicas mais importantes são:

1 - Toca vez que você parar de tocar e for guardar, não precisa desafinar o violão, pois na verdade isso não prejudica seu violão. Só desafine ou tire as cordas se for passar muito tempo sem tocar (mais de 6 meses).

2 - Deixar o violão em suportes não pode danificá-lo, são feitos justamente para essa objetivo. Tanto os de chão como os de parede.

3 - Guarde  o violão na capa toda vez que terminar de tocar, aconselho que compre a capa e que coloque o violão na mesma, sei que toca vez que iremos tocar nos dá uma pequena "preguiça" de tirá-lo da capa, não é mesmo.

O violão tem que estar à mão, sempre que você tiver um tempo é bom tocar e cantar também, só assim você aumentará sua prática. Parece exagerar, mas em determinados momentos pelo fato do violão estar dentro da capa nos desanima. mas é bom estar na capa, evita poeiras.


4 - Para não danificar o violão, evite guardá-lo em locais onde pegue sol ou umidade.
Não guarde o violão com algum peso por cima ou em cima de algum algum objeto que possar danificar o braço do violão e até mesmo as cordas.

5 - Você pode também deixar o violão apoiado em parede, mas o maior perigo nesse caso é de uma queda, tem que  estar bem fixo.
E nesse caso é importante colocá-lo na capa para não arranhar a madeira em contato com a parede.

6 - Sobre guardar o violão deitado, é melhor deixar o violão "em pé", de uma das maneiras descritas acima.

Até a mais!
Fica com Deus...

Fernando Marques
 MÉTODO TOQUE FÁCIL - CURSO DE VIOLÃO