O capotraste é muito utilizado pelos músicos para mudar instantaneamente a afinação de um violão. É um recurso que faz parte do kit de utensílios de qualquer violonista, por isso é bom aprender a usá-lo. Muitos músicos levam um capotraste para todos os lugares. É muito útil quando se está tentando adequar o tom de uma música ao alcance do vocal de um cantor, ou em ocasiões nas quais precisa realizar alterações na afinação entre, ou durante as músicas, sem sacrificar as cordas auxiliares.

1. Como escolher um capotraste. Existem vários modelos de capotraste disponíveis em lojas físicas, lojas virtuais, mas todos realizam a mesma função básica: pressionam as cordas sobre o braço até certo ponto para aumentar o tom da afinação do instrumento. Isso é realizado por uma presilha que se fixa através da pressão de uma mola (como um prendedor de roupa), ou através de um sistema de catraca. Os capotrastes no modelo presilha são os mais comuns e tendem a ser os mais duráveis e eficazes.

Quando for escolher um capotraste, certifique-se de que o produto não tenha extremidades salientes, ou afiadas, que possam danificar o braço do seu violão.

Certifique-se de que o capotraste que você comprou, independente do modelo, tenha as partes que entrarão em contato com o braço e as cordas do violão revestidas com um material resistente, porém flexível (como a borracha). Materiais duros podem danificar seu instrumento.


2. Afine seu violão. Antes de colocar o capotraste no braço do violão, é uma boa ideia ter seu instrumento precisamente afinado. Alguns braços de violão não estarão perfeitamente afinados em todos os trastes e alguns capotrastes exercerão pressão excessiva sobre as cordas, deixando-as um pouco desafinadas. Começar com um violão perfeitamente afinado diminuirá os efeitos dessas variações.

3. Instale o capotraste no traste desejado. Sempre coloque o capotraste diretamente atrás do traste, e não no espaço entre dois deles. O capotraste deve estar o mais próximo possível do traste sem, contudo, tocá-lo; isso garante que os problemas de afinação causados pelo capostraste sejam mínimos.

4. Toque seu violão na afinação recém transposta. Colocar o capotraste no violão alterará instantaneamente a afinação normal do instrumento. Por exemplo, se o seu violão com as cordas soltas está afinado em Dó-maior, ao instalar o capotraste na primeira casa do braço, o acorde soará como um Dó-sustenido Maior. Por sua vez, caso ele esteja no segundo traste, o acorde soará como um Ré-maior. Essa rápida transposição permite ajustar instantaneamente a tonalidade da música (por exemplo, para fazer canções funcionarem melhor com o alcance do vocal de um cantor) sem ter que aprender novos formatos de acordes.

5. Experimente as possibilidades fornecidas por um capotraste. Além de permitir adaptações ao estilo de um vocalista, ele abre outras possibilidades. Caso esteja tocando violão em uma banda, você pode usar um capotraste para tornar seus modelos de afinação mais compatíveis com os outros instrumentos. Por exemplo, afinações em Si-bemol maior são populares em conjuntos de instrumentos de sopro, mas incluem alguns acordes de violão com cordas soltas. Resolva esse problema colocando um capotraste nas primeiras casas do braço.

MAS ATENÇÃO!!!

Nunca deixe um capotraste instalado no braço do violão quando não estiver tocando.

Essa é a dica, espero que tenham gostado.
Um forte abraço.
Fernando Marques

curso de violão