Numa poesia nem sempre o acento tônico está na primeira sílaba do verso. Para que o acento tônico coincida com o tempo forte do compasso na frase musical, os ritmos iniciais das frases ou semifrases podem ser: Téticos, Anacrústicos ou Acéfalos.
Neste artigo quero explicar o RITMO ANACRÚSTICO ou PRÓTÉTICO. Esse ritmo inicia no tempo fraco do tempo, ou seja, a partir da metade do compasso até final.
O hino que trarei de exemplo é o HINO 243, executado no compasso 4/4 e que inicia no 4º tempo, isto é, no final do compasso.
Veja abaixo como ficará a entrada da batida no violão no início do HINO.
Repare que tanto no início da primeira estrofe começou no 4º tempo e no CORO também, vale lembrar que na 2ª e 3ª estrofe a entrada será igual a da primeira estrofe.
Você viu que não tem segredo? Há outros hinos que também são de RITMOS ANACRÚSTICOS, como por exemplo, HINO 392, 394, 281, 20, que são também de compasso 4/4.
Se quiser aprender tocar não só esses hinos, mas todos do HINÁRIO 5, você pode adquirir o hinário clicando no botão abaixo.
Neste artigo quero explicar o RITMO ANACRÚSTICO ou PRÓTÉTICO. Esse ritmo inicia no tempo fraco do tempo, ou seja, a partir da metade do compasso até final.
O hino que trarei de exemplo é o HINO 243, executado no compasso 4/4 e que inicia no 4º tempo, isto é, no final do compasso.
Veja abaixo como ficará a entrada da batida no violão no início do HINO.
Você viu que não tem segredo? Há outros hinos que também são de RITMOS ANACRÚSTICOS, como por exemplo, HINO 392, 394, 281, 20, que são também de compasso 4/4.
Se quiser aprender tocar não só esses hinos, mas todos do HINÁRIO 5, você pode adquirir o hinário clicando no botão abaixo.