O Ritmo é uma repetição de intervalos musicais regulares ou irregulares, fortes ou fracos, longos ou breves, presentes na composição musical. A palavra ritmo tem origem grega rhytmos, que significa qualquer movimento regular, constante, simétrico.

Toda as músicas são compostas por três elementos: a melodia (forma como os sons se desenrolam no tempo), a harmonia (forma como os sons soam em simultâneo) e o ritmo. O ritmo serve para determinar a duração de cada som na música e também a duração dos silêncios. Uma mesma sequencia de três notas iguais pode dar origem a três composições musicais diferentes apenas pela variação do ritmo.

Os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio, que são combinados para formar padrões sonoros. Padrões sonoros são repetidos ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma batida constante ou variável. As batidas podem ser fortes, extensas, breves ou suaves, que são aplicadas à composição musical conforme à necessidade.

Outro fator importante agregado ao ritmo é o do compasso. De acordo com o tipo de compasso empregado se definirá o acento que as notas musicais assumirão dentro da composição musical. Na partitura ou pentagrama, o compasso aparece na forma da fração que surge no início da pauta, determinando como se dará a velocidade, a divisão e agrupamento das notas.

Por isso que no HINÁRIO Nº 5 na armadura da clave está composta pelas fórmulas de compasso e os acidentes na clave, onde pode conter acidentes sustenidos ou bemóis, sendo assim há uma regra para saber as tonalidades dos hinos. Não havendo nenhum acidente na armadura de clave, isso indica que a tonalidade é (C) DÓ MAIOR.

Se você tem desejo de aprender tocar violão, CLIQUE AQUI.

Espero que tenham gostado.
Que Deus lhe abençoe.

 HINARIO 5 CCB CIFRADO PARA VIOLÃO