Muitos irmãos (ãs) que estão aprendendo tocar e cantar ao mesmo tempo tem problemas ao fazerem isso, pois atrapalham fazendo os dois juntos. Se fizer de forma separada até conseguem, mas quando juntam as duas coisas não dão certo. Veja abaixo 4 dicas muito importantes para que você possa evoluir no tocar e cantar junto.

Dica 1: Analise o que você está fazendo se é da forma correta, na minha opinião, treine primeiro o canto, cante a música deseja, aquela que você quer aprender tocar no violão, mesmo que não tenha a voz muito afinada, pois assim você terá a percepção do ritmo, geralmente quando cantamos fazemos gestos com a mão, com aquela sensação de que estamos tocando o violão, ou tocando uma bateria, (isso na imaginação).
Dica 2: Vá treinando cantando e tocando os dois ao mesmo tempo, mas de forma devagar, depois vá aumentando a velocidade. Depois de praticado bastante, treine começando bem rápido e vá diminuindo a velocidade das batidas, sendo assim você terá um excelente controlado na batida e com certeza nos seus estudos terá um aumento na progressão.
Dica 3: Comece estudando parte por parte da música, muitos da irmandade já querem logo cantar e tocar um hino no violão até o fim de forma direta, a minha dica é, treine cantando e tocando versos por versos dos hinos, isso até completar a estrofe, depois disso parte para os versos dos coros, e assim por diante. Quando ao menos imaginar, você terá tocado e cantado o hino todo.
Dica 4: Você deve regularizar a sua forma de cantar, por ex: Nós conseguimos andar e falar ao telefone ao mesmo tempo. Isso acontece porque já acostumamos a nossa maneira de andar, pois conseguimos caminhar e fazer outras coisas ao mesmo tempo. No violão também é da mesma maneira, pois você irmão deverá automatizar sua forma de tocar e cantar com o tempo, fazendo isso conseguirá os dois juntos. Mas você deverá treinar muito mesmo, persistir, até conseguir ótimos resultados e você verá que vale a pena tocar violão e cantar, e terá o maior prazer de louvar ao nosso Deus.
Se você deseja aprender tocar violão que possa te ensinar passo a passo, te tirar do nível zero e que venha a te levar a um conhecimento rico em teoria e prática pra que você tenha um bom conhecimento musical, para isso te convido a clicar no botão abaixo:
 aprenda tocar violão em casa

Agora você irmã (o) que já sabe tocar violão e gostaria de adquirir o HINÁRIO 5 CIFRADO PARA VIOLÃO, CLIQUE AQUI

Que Deus abençoe!!!

Fernando Marques